2006-07-14

passam 3 anos, hoje

Henrique Barrilaro Ruas (1921-2003) é um dos mais estruturados doutrinadores monárquicos do nosso tempo e um caso inegável de brilhantismo cultural e teorético.
Destaco aqui, de uma obra vasta e polifacetada, a constância firme de um homem que não tergiversou por razões de ideário. Aliando as boas qualidades às melhores ideias, serão sempre espantosamente jovens a sua Ideologia (Ensaio de análise histórica e crítica), de 1961, ou o pequeno-grande excurso O drama de um Rei (1965) , ambos provando, em escrita atractiva, que só o conhecimento permite o rigor. O último texto é, para mim, motivo de profundo orgulho, porque se inscreve, por várias razões, no meu reduto espiritual.
Henrique Barrilaro Ruas lembra-nos sempre o sangue que faz a história e o amor operativo que conduz a meditação. Foi assim, num dia 14 de Julho, que o intelectual nos obrigou à ausência e nos convocou para sermos testemunho. Qualquer reflexão sobre a pátria passa por si.



10 comentários:

porfirio disse...

pois martim

:
num quotidiano em que se dribla uma democracia dissimulada dum tutifruti homogéneo de pôr os dedos à boca, porque não uma pitada de espírito monárquico para avivar melhor a nossa identidade, pois é condimento a favorecer flavours nesta cantina social que nos estraga o palato.

grande abraço
e
VIVA A MONARQUIA

maasss:

l o u c u r a

c o n t r o l a d a!

Anónimo disse...

Curvo-me...

hfm disse...

Gosto destas (re)lembranças tão necessárias no mundo do esquece e deita fora. Obrigada.

Anónimo disse...

Merecido!

Je maintiendrai disse...

Boa lembrança!
Boas cores, boa prosa, boa música.

Anónimo disse...

Lembramos, com saudade, a presença serena da possível sabedoria. Agradecida. Boa-tarde!...

Mendo Ramires disse...

Tem aqui um belíssimo blogue.
A Torre de Ramires lamenta só agora ter tomado contacto com esta Ave Azul. Mas — convenhamos —, a evocação de Mestre Henrique Barrilaro Ruas foi um subido pretexto para este encontro. E, ainda por cima, com Nick Cave e tudo. Caramba! É o casamento perfeito entre Tradição e Vanguarda, tão ao gosto de Barrilaro Ruas.
Bem-haja pelo Espírito e pelo bom-gosto.
Saudações bloguísticas!

alice disse...

caro martim,

acabo de reler um comentário mágico que me deixou há alguns dias atrás e que julgo não ter agradecido

por favor perdoe-me e saiba que me tocou especialmente

um grande beijinho

alice

Francisco Canelas de Melo disse...

Um Mestre a recordar, a sua discreta presença, tão marcada e preciosa obra nos deixou que deveremos difundir o seu legado, tal como ele proprio o fez...

martim de gouveia e sousa disse...

Obrigado a todos: compresentes, fomos e seremos testemunho de um mesmo mistério...