2006-10-06

biblioclasmo



Sem espanto, leio na revista Os Meus Livros (nº 44, Outubro 2006):

IRAQUIANOS QUEIMAM LIVROS

Todos recordam as célebres imagens do “Fahrenheit 451”, com os bombeiros a queimar livros. Pois bem, escritores e livreiros iraquianos reviveram a cena, fazendo uma enorme fogueira para contestar o recolher obrigatório em Bagdade, que afirmam ter transformado o centro da actividade intelectual local numa “rua fantasma”. “A rua al-Mutanabi é cara ao coração de todo o homem culto. O recolher obrigatório de sexta-feira impede muitos iraquianos de se reunirem lá. Ela transformou-se numa rua fantasma”, lamentou Naim al-Shatri, proprietário de uma das mais antigas livrarias daquela artéria. Kazim Rachid Salum, crítico e argumentista de cinema, lamentou o fim do leilão semanal de livros raros e antigos que se realizava na rua e o facto de os estudantes, agora, não poderem ir lá comprar novos livros.

O refúgio espiritual de Montaigne entrega assim o corpo ao fogo, lembrando que a sede biblioclástica vem detrás, dos destruidores encartados que decretam recolheres e delitos de opinião. Também Cervantes avisara de que as letras conduzirão o homem ao fogo. Sem ajoelhar ao aurático dos livros, lamento todos os livros perdidos e todas as proibições à print culture na cidade das mil e uma noites. Bem avisa Steiner a respeito das metalinguagens dos guardiões.
O livro interessa-me, mesmo que mero objecto museológico que alguns corifeus teimam em apregoar. Prezo também os silêncios dos poetas ou dos seus maiores Pitágoras, Sócrates e Cristo, parece que ágrafos e , no entanto, transmissores…
No espaço cego que ninguém vê, o podre dos dias avança e Ipek Calislar é julgada, porque sim. Rumo à desparição, há muito que o homem caminha para um epílogo trágico. Vale aqui o fulgurante esforço do resistente Iggy Pop.


7 comentários:

Anónimo disse...

Às vezes até´seria útil, com tanto livro fútil... Abraço.

Su disse...

horrendo esse queimar
jocas maradas

Anónimo disse...

O Iraque é uma grande fogueira criada pelo MONSTRO! Abraços!

hfm disse...

Que saudades que eu tinha de aqui vir! Estou sem computador espero voltar em breve.

Anónimo disse...

Brilhante, acho! Abraços tb. de fogo!

Anónimo disse...

Olá!
O meu blog principal é o "heresias consentidas". O "viriatices" é um blog que divido com um amigo meu.
Abraços
hc

martim de gouveia e sousa disse...

obrigado, herculano, pela informação. abraço.