2007-03-01

SCARLATTI E RODRIGUES ESTEVES NA BASÍLICA DOS MÁRTIRES, EM LISBOA

Informação à Imprensa

26 de Fevereiro de 2007

Dia 4 de Março, às 16h00, com entrada livre





SCARLATTI E RODRIGUES ESTEVES NA BASÍLICA DOS MÁRTIRES, EM LISBOA

O recital, que conta com a presença do Coro Voces Caelestes, insere-se no III Ciclo de Concertos de Música Sacra organizada pelas paróquias da Baixa e Chiado que, de Fevereiro a Maio, irá encher as Igrejas do coração da capital de vozes e sinfonias.

Uma vez mais, a música sacra é o tema central da iniciativa organizada pelas paróquias da Baixa-Chiado, que visa recuperar estas obras musicais no espaço para o qual foram compostas e simultaneamente revitalizar a animação sócio-cultural daquela zona nobre de Lisboa.

O Coro Voces Caelestes apresenta ao público duas versões da obra “Stabat Mater”, a peça por excelência da liturgia das “dores” da Virgem Maria perante a Paixão e Morte de Jesus – “Estava a mãe dolorosa junto à cruz, lacrimosa”. Ambos os compositores, por curiosidade, foram frequentadores da corte de D. João V.

Num concerto com duas partes, “Sabat Mater” de João Rodrigues Esteves (1700-1751) faz-se acompanhar por uma versão da mesma obra “a dieci voci e basso contínuo” (a dez vozes e baixo contínuo) de Domenico Scarlatti (1685-1757), que surge em especial destaque por ocasião da comemoração do 250º aniversário da sua morte.


Sem comentários: