2007-03-07

Aos investigadores

Caros Investigadores

O Conhecimento, considerado em termos genéricos, esteve sempre associado à evolução das sociedades humanas. Nos dias de hoje, consideram-se sobretudo os conhecimentos de base científica e tecnológica como factores de desenvolvimento e crescimento económico. Atribui-se assim, relevância ao poder inovador das actividades de Ciência e Tecnologia, mas abre-se simultaneamente espaço para questionamentos sobre a responsabilidade da Ciência e da Tecnologia que reflectem a sua duplicidade no seio das sociedades contemporâneas, e na evolução ambiental, social e económica das mesmas, ou seja:

Por um lado, discute-se a influência do desenvolvimento das ciências e das tecnologias na degradação das condições de sustentabilidade e de preservação da vida e do planeta;

Por outro lado, procuram-se na inovação, no conhecimento científico e tecnológico e na qualificação os meios para a promoção do equilíbrio ecológico e o desenvolvimento sustentável.

Neste contexto, e dando cumprimento à sua missão, de promover a difusão da informação cientifica e técnica, o OCES criou no seu Site, o ECO-OCES, um espaço dedicado à difusão de informação actualizada sobre os contributos científicos e técnicos em torno das condições de sustentabilidade da sociedade. Procura-se assim dar um modesto contributo para a promoção do desenvolvimento sustentável das sociedades humanas e do meio biofísico que as acolhe.

Convidamo-lo a visitar este espaço, tirando proveito da selecção de destaques, publicações de referência e ligações úteis. Agradecemos antecipadamente quaisquer sugestões e informações adicionais que possamos incluir.

A Directora do OCES

Teresa de Lemos

Últimos lançamentos do OCES:

Publicações OCES

· Inscritos no Ensino Superior, por Distrito e NUTS II (1997/98 - 2005/06)

· Vagas vs Inscritos no 1º ano pela 1ª vez (1997/98 – 2005/06)

· TIC no ensino superior (1997/98 - 2005/06)

· Diplomados no Ensino Superior, por Distrito e NUTS II (1997/98 – 2004/05)

União Europeia e outros organismos internacionais

§ Women in Scientific Careers: Unleashing the Potential
Publicação da OCDE que resultou do International Workshop on Women in Scientific Careers, realizado em Novembro de 2005.

§ Evolução do mercado da publicação científica na Europa
Publicação da Comissão Europeia (2006) que apresenta uma análise económica do mercado europeu das publicações científicas. Discussão sobre as condições de acesso, disseminação e preservação dos resultados de I&D.

§ Financiamento do Estado e Comportamento das Empresas
A OCDE lançou em Junho de 2006 a publicação Government R&D Funding and Company Behaviour.

§ The State and Prospects of European Energy Research
Publicação da Comissão Europeia que traça o perfil da investigação na área da Energia (não-nuclear) para os Estados – Membros da União Europeia, EUA e Japão.

§ Regions: Statistical Yearbook 2006
Publicação do Eurostat que apresenta e analisa informação estatística de nível regional.

§ Pro Inno Europe
Iniciativa da Direcção Geral da Empresa e da Indústria da Comissão Europeia, lançada em 2007, com a missão de centralizar a análise e o desenvolvimento de políticas europeias de inovação, tendo como objectivo melhorar a aprendizagem de políticas de inovação e aumentar a cooperação transnacional.

1 comentário:

porfirio disse...

olá martim

: o tuga está de quarentena,

mas o januellarium abriu portas ao mundo!

passa lá: WWW.januellarium.blogspot.com

aquele abraço