2007-12-29

Vida e obra de Eça de Queirós em ciclo de conferências na Europa, Brasil e EUA


Durante o próximo ano
Vida e obra de Eça de Queirós em ciclo de conferências na Europa, Brasil e EUA
28.12.2007 - 13h48 Lusa
A vida e a obra do escritor Eça de Queirós são o tema de um ciclo de conferências internacionais que vai decorrer, em 2008, em diversos países europeus, nos Estados Unidos e no Brasil, foi hoje anunciado.

Este ciclo, liderado por Marie-Helene Piwnik, da Universidade de Sorbonne, em Paris, resulta de um protocolo assinado entre a Fundação Eça de Queirós e o Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.

A primeira conferência será proferida, em Janeiro, na Universidade de Barcelona, Espanha, por Elena Losada Soler, estando prevista para Fevereiro uma outra de Marie-Helene Piwnik, na Universidade de Sorbonne. Já confirmada está também uma conferência de Lucette Petit, em Outubro, no Centro Cultural de Paris da Fundação Calouste Gulbenkian.

Ainda sem data, estão previstas iniciativas idênticas com Frank de Sousa, na Biblioteca Pública de New Beford, EUA, de Hélder Macedo, no King's College, em Londres, de Alan Freeland, em Southampton, e de Elza Miné, em S. Paulo, Brasil.

O protocolo assinado entre a Fundação Eça de Queirós e o Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior prevê ainda a colaboração das duas instituições na realização anual de cursos de Verão sobre o percurso biográfico e ficcional de Eça de Queirós. Estes cursos serão destinados a alunos do ensino superior nacional e estrangeiro, mas também a especialistas, estudantes estrangeiros graduados e a alunos com pós-graduação.

O protocolo determina ainda a realização de acções de formação sobre Eça de Queirós e a Geração de 70 para estudantes do ensino superior e investigadores, assim como a organização de visitas de estudo, concursos e estágios.

Nos termos deste acordo, o ministério, através da Direcção-Geral do Ensino Superior, vai financiar os cursos de Verão com um montante máximo de 20 mil euros, tendo em vista a atribuição pela Fundação Eça de Queirós de dez bolsas, de 600 euros cada, a estudantes portugueses do ensino superior para frequência do curso e outras dez bolsas para especialistas e estudantes estrangeiros, que também terão direito a um subsídio de viagem.

A Fundação Eça de Queirós, sedeada na Quinta de Vila Nova, em Tormes, Baião, foi criada em Setembro de 1990 com o objectivo de divulgar e promover a obra daquele que foi uma dos maiores nomes do romancismo português. É presidida por Maria da Graça Salema de Castro, sobrinha-neta de Eça de Queirós.

1 comentário:

Ai meu Deus disse...

Eçe abraço. Para um 2008 bom com'ò caraitas!