2007-12-20

"São Bernardo", com João César das Neves


Paróquia de Nossa Senhora do Carmo

e Centro Cultural de Lisboa Pedro Hispano

Os Grandes Santos
____________________________________

Dia 20 de Dezembro, Quinta-feira, 21.30

São Bernardo

com
João César das Neves

No Salão Paroquial

(esquina da Av. Maria Helena Vieira da Silva com a R. Raul Mesnier du Ponsard)
Metro da "Quinta das Conchas"

São Bernardo tem uma história impressionante e de enorme actualidade. Um jovem que descobriu que acreditar em Deus implicava um "tudo ou nada", entrou no Mosteiro de Cister com mais de 30 amigos e parentes que ele conseguiu atrair, tornou-se o grande impulsionador da difusão da Reforma de Cister, de onde vieram dezenas de Mosteiros (por ex. Alcobaça). Grande Místico, com meditações de uma profundidade ímpar, mas muito realista e consciente da importância duma organização social e política cristã, e da existência duma Europa chamada a defender a fé Católica.

Nestes dias antes do Natal conhecer este Santo é escolher a sua companhia para viver bem estes dias

:____________________

Ouviste, ó Virgem, que vais conceber e dar à luz um filho, não por obra de homem – tu ouviste – mas do Espírito Santo. O Anjo espera a tua resposta: já é tempo de voltar para Deus que o enviou. Também nós, Senhora, miseravelmente esmagados por uma sentença de condenação, esperamos a tua palavra de misericórdia.


Eis que te é oferecido o preço de nossa salvação; se consentes, seremos livres. Todos fomos criados pelo Verbo eterno, mas caímos na morte; com uma breve resposta tua seremos recriados e novamente chamados à vida.


Ó Virgem cheia de bondade, o pobre Adão, expulso do paraíso com a sua mísera descendência, implora a tua resposta; Abraão a implora, David a implora. Os outros patriarcas, teus antepassados, que também habitam a região da sombra da morte, suplicam esta resposta. O mundo inteiro a espera, prostrado a teus pés.


E não é sem razão, pois de tua palavra depende o alívio dos infelizes, a redenção dos cativos, a liberdade dos condenados, enfim, a salvação de todos os filhos de Adão, de toda a tua raça.


Apressa-te, ó Virgem, em dar a tua resposta; responde sem demora ao Anjo, ou melhor, responde ao Senhor por meio do Anjo. Pronuncia uma palavra e recebe a Palavra; profere a tua palavra e concebe a Palavra de Deus; diz uma palavra passageira e abraça a Palavra eterna.

Por que demoras? Por que hesitas? Crê, consente, recebe. Que tua humildade se encha de coragem, tua modéstia, de confiança. De modo algum convém que tua simplicidade virginal esqueça a prudência. Neste encontro único, porém, Virgem prudente, não temas a presunção. Pois, se tua modéstia no silêncio foi agradável a Deus, mais necessário é agora mostrar tua piedade pela palavra.


Abre, ó Virgem santa, o teu coração à fé, os teus lábios ao consentimento, o teu seio ao Criador. Eis que o Desejado de todas as nações bate à tua porta. Ah! Se tardas e Ele passa, começarás novamente a procurar com lágrimas Aquele que teu coração ama! Levanta-te, corre, abre. Levanta-te pela fé, corre pela entrega a Deus, abre pelo consentimento. Eis aqui, diz a Virgem, a serva do Senhor; faça-se em mim segundo a tua palavra (Lc 1,38).


(Das Homilias em louvor da Virgem Mãe, Hom. 4,8-9: Opera omnia, Edit. Cisterc. 4, [1966], 53-54)

São Bernardo
Abade e doutor da Igreja, séc. XII



--
Padre Duarte da Cunha
Igreja de Nossa Senhora do Carmo
Av. Maria Helena Vieira da Silva 12 Ig

Sim! Amen! Aleluia! Vem Senhor Jesus

1 comentário:

isabel mendes ferreira disse...

____________________________
____________________________
.
___________________________
___________________________
.

assim seja!



beijo. Martim,.