2013-12-15

OS LIVROS DE 2013: Carlos Clara-Gomes, «crónicas do inverno», Viseu, Edições Esgotadas, 2013 [outubro].


OS LIVROS DE 2013: Carlos Clara-Gomes, «crónicas do inverno», Viseu, Edições Esgotadas, 2013 [outubro].
Perseguindo um tempo de palavras ditas e cantadas, na modulação do imediatismo comunicativo, estas crónicas chegam-nos da ação performativa. Recuperando a eficácia e o peso da verbalização, eis a luz do palco e a subtileza oral dos aedos – este livro antes de o ser já o era, dito e representado em direto antes do diferimento de objeto publicado.
Do contador, falam as palavras; da envolvência, também o contador fala. Encenadas, os ditos, ora finamente poéticos, ora ferinos como lâminas, trazem a escatologia de um modo de ser, de um modo de evocar, de um modo de esquecer. Desvelando-se, o sujeito condutor escreve-nos e inscreve-nos numa viagem que todos conhecemos, mesmo que o tenhamos esquecido.

Estas crónicas, magnífico derrame de histórias e ulcerações, merecem o melhor de nós – uma presença atenta, na mostração, e uma complementar leitura para outra compreensão. E o inverso também não é pior. Viver é isso: é aprender, é viver, é encostarmo-nos a estas palavras urgentemente, como quem aprende…

Sem comentários: