2013-12-14

OS LIVROS DE 2013: Eugénio Lisboa, Acta est fabula. Memórias - III - Lourenço Marques revisited (1955-1976), Guimarães, Opera Omnia, 2013 (outubro).


Estes escritos de Eugénio de Lisboa haverão de constituir um dos mais importantes documentos memorialistas sobre a cultura portuguesa do século XX. Compreendendo um espaço temporal entre 1955 e 1976, o nosso «maître à penser» escreve-se, no sentido de George Bernard Shaw, apresentando-nos um quadro luminoso sobre a sua vivência moçambicana e conexa aproximação às belas letras: desde o fascínio profundo com Fialho de Almeida, passando pela rendida admiração por Reinaldo Ferreira e a estreita amizade com Rui Knopfli, o fascinante encontro com Grabato Dias (António Quadros) e Zeca Afonso, até tantas outras figuras maiores da «feira cultural laurentina» - Alberto de Lacerda, João da Fonseca Amaral, Craveirinha, Virgílio de Lemos, Glória de Sant’Anna…

Avultam ainda viagens sentimentais, leituras, pensamentos e influências que nos ajudarão a melhor interpretar os signos em volta. Tais marcas, fortíssimas, são aqui o pagamento de uma dívida de Eugénio Lisboa à cidade de Lourenço Marques. Quem não quererá ter uma dívida assim?

Sem comentários: