2012-01-02

Um modo de ser português em "Gatos e mais gatos" de Doris Lessing




Doris Lessing é uma fabulosa escritora que, entre outros assuntos temáticos, abordou a vida não menos fantástica desses misteriosos e ternos animais que são os gatos. A literatura portuguesa é também abundante de abordagens ao mundo dos queridos felinos, apontando-se como exemplos os casos de autores como Eugénio de Andrade, Eugénio Lisboa, Manuel António Pina e Eduardo Pitta.
Uma belíssima edição de Particulary cats and more cats, com apurada tradução de Maria Isabel Barreno e belíssimos desenhos de Luís Manuel Gaspar, veio a lume, entre nós, recorrentemente, em 1995, 1999, 2007 e 2008, com chancela dos Livros Cotovia.
E é a menos de meio do fabuloso entrecho ficcional que colhemos uma interessante e não menos cómica tirada sobre a psicologia nacional e o modo muito original de tratar da fisiologia sexual por parte das damas, como se colhe em excerto da página 53, que transcrevo:
«Em Portugal, dizem H. e S., que são portugueses, quando as senhoras burguesas se reunem nos seus chás, falam das suas operações e dos seus problemas femininos. A frase que usam para esses órgãos é exatamente a mesma que é usada para as miudezas das galinhas: "As minhas miudezas, as tuas miudezas, as nossas miudezas,"
Muito interessante, de facto.»
Isto tudo, é claro, veio a propósito da vulgar intervenção dos veterinários sobre o útero e as trompas das gatas e da gata cinzenta diegética que tão necessitada estava de tal limpeza.
No nosso país, infelizmente, os problemas não têm que ver com miudezas mas outrossim com desmandos de elevada grandeza, que assim vai o reino da Dinamarca... 
   

Sem comentários: