2008-03-10

"Habilitações nas Ordens Militares - Ordem de Cristo", de Nuno Gonçalo Pereira Borrego



Habilitações nas Ordens Militares - Ordem de Cristo

Entre os fundos documentais existentes na Torre do Tombo, alguns assumem particular importância para investigações de índole genealógica e sociológica pela natureza da informação que disponibilizam. É o caso das habilitações de genere para Ordens Menores e Sacerdotais, da admissão de Familiares do Santo Ofício ou nas Ordens Militares, que possibilitam o conhecimento das ascendências e do enquadramento familiar que outras fontes não contemplam.

Nuno Borrego, investigador e genealogista com vasta obra publicada, compulsou os milhares de processos de habilitação nas três Ordens Militares - Cristo, Avis e Santiago - existentes na Torre do Tombo. As Edições do Guarda-Mor irão publicar esta obra em 4 tomos, com apresentação feita pelo Prof. Dr. António de Sousa Lara, Catedrático do Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade Técnica de Lisboa.

No primeiro Tomo que agora vem a lume Habilitações nas Ordens Militares – Ordem de Cristo - Tomo I, o Autor dá notícia de todas as habilitações que compreendem os nomes próprios começados pelas letras A a F, abrangendo os séculos XVII a XIX.

As Habilitações para a Ordem de Cristo ocuparão os dois tomos seguintes, sendo o 2.º respeitante às letras H a J e o 3.º às letras L a Z. Esta obra termina com um 4.º vol. dedicado às habilitações nas Ordens de Avis e Santiago.

O Autor recolheu as informações genealógicas, biográficas e heráldicas constantes de cada processo. Organizou a informação pela mesma forma como procedeu em anteriores projectos, inserindo extensos índices onomásticos e toponímicos que permitem a fácil consulta da informação.

A publicação desta obra contou com o patrocínio da Chancelaria das Ordens Honoríficas Portuguesas, da Comissão Portuguesa de História Militar e da Câmara Municipal de Tomar. Apresenta-se num formato 17x24, com 700 págs., em papel couché de 115 grs, encadernado em capa dura. A edição é limitada a 300 exemplares. O preço é de 40 euros.

A cerimónia de lançamento decorrerá no próximo dia 13 de Março às 18h30, na York House (Rua das Janelas Verdes, n.º 32 – Lisboa), data a partir da qual a obra estará disponível para entrega.

Atendendo à limitação da tiragem, sugerimos a imediata encomenda (clicar na palavra encomenda para encomendar) desta obra e a sua confirmação.
Cumprimentos
Luis Amaral

Sem comentários: