2012-08-24

"Jan Karski - O herói que tentou travar o Holocausto" de Yannick Haenel




Acabei de ler Jan Karski – O herói que tentou travar o Holocausto (2009), de Yannick Haenel, livro que foi Prémio Interallié de 2009. Recuamos até ao ano de 1942, em Varsóvia, para assistirmos ao investimento de Karski como mensageiro da resistência polaca junto do governo externo em Londres. A missão passa ainda pela introdução de Karski no gueto de Varsóvia, a fim de melhor poder testemunhar perante os Aliados e o Mundo o extermínio de que os judeus estavam a ser alvo.
Depois de alertar ingleses e americanos, estranha Jan Karski que ninguém o queira ouvir, que ninguém aja e que muitos simulem durante muito tempo tudo desconhecer.
É um livro importante e certeiro. Haenel conjuga sabiamente o documentarismo com a ficção e deixa-nos a lição de devermos olhar para a tragédia de um modo menos ingénuo. Ninguém acreditou, “porque ninguém queria acreditar.”
A tradução foi feita a partir do título original Jan Karski das Éditions Gallimard para a Editorial Teorema, SA, e o trabalho esteve a cargo de Carlos Correia Monteiro de Oliveira.  

Sem comentários: