2008-01-04

Poetria apresenta "Monique" de Luísa Coelho


A POETRIA tem o prazer de lhes endereçar o convite para a apresentação do livro "Monique" de Luisa Coelho, dia 8 de Janeiro de 2008, no Palácio dos Balsemão, na praça Carlos Alberto, Porto, às 21.30h, com a presença da escritora.

Nascida em Angola e de nacionalidade portuguesa, Luísa Coelho é Licenciada em Filologia Germânica, Mestre em Filosofia Política, e Doutorada em Semiótica pela Universidade de Utrecht. Ensinou língua e literatura portuguesas em vários países da Europa, nomeadamente nos Países Baixos, na Áustria, na Universidade de Innsbruck, e em França, na Universidade de
Amiens. Trabalhou durante cinco anos na Universidade de Brasília e, desde 2006, é professora na Universidade Agostinho Neto, Luanda.

É escritora e poeta e tem publicadas várias obras de ficção, entre as quais, "O canto de amor das baleias" (1992), "Cavalgar um raio de luz" (2000) e "Monique" (2004).

***Monique* é a aventura de uma resposta. Uma resposta íntima e tardia a um interlocutor para sempre ausente. É a carta de Monique a *Alexis*, o personagem-título da obra de Marguerite Yourcenar, publicado em 1929. A escritora francesa, nesta sua primeira obra, deixa-nos uma longa carta de adeus, um monólogo epistolar de um homem à sua jovem mulher, com quem esteve casado apenas três anos e que acaba de dar à luz a uma criança, para lhe explicar as razões da sua ruptura. Ele deseja começar uma vida nova, ser pianista, romper com a mentira e abandonar-se ao seu instinto que o atrai para os homens. De um grande pudor e de uma contenção admirável, a leitura desta carta suscita uma resposta. É do desafio da resposta a essa carta que este texto se ocupa.

*Monique *explora não somente uma simples resposta para a carta de Alexis, mas abre a porta para que conheçamos a percepção da mulher sobre o seu papel na sociedade em que vivia, mas também da sua vida pessoal, algo inimaginável para o marido e o restante da sociedade.

Com a leitura da carta-resposta de Monique, descortinam-se os limites finitos do conhecimento que Alexis tinha da esposa com quem viveu por três anos. Luísa Coelho, com essa carta-resposta, ajuda-nos a repensar um clássico da literatura mundial.

Esta apresentação insere-se na linha de qualidade cultural que a POETRIA se tem orgulhado de conferir aos eventos que promove. Porque estamos certos de que se trata de algo A NÃO PERDER, contamos com a sua presença.

POETRIA

Sem comentários: