2007-06-11

Quadros de Paulo Medeiros expostos em sala virtual

DR
Três quadros em cada parede e uma mesa ao centro, com desdobráveis e um livro de visitas, constituem a sala da última exposição de pintura do artista plástico Paulo Medeiros, que, apesar do realismo, é apenas virtual.
A ideia de criar uma sala de exposições virtual partiu da constatação de Paulo Medeiros da falta de espaços físicos públicos que acolham os trabalhos dos artistas plásticos e do baixo número de visitantes que muitas vezes registam.
Uma salinha virtual pode ser visitada por todas as pessoas que o queiram, comodamente e em qualquer parte do Mundo. E sem as contrapartidas que requer uma exposição normal, afirmou à Agência Lusa Paulo Medeiros.
A exposição À espera da felicidade está patente no sítio da Internet www.pmedeiros.no.sapo.pt há uma semana e, segundo o artista plástico, já foi vista por mais de 270 pessoas, um pouco de todo o país e também do Brasil e de Espanha.
Na sua opinião, este número significa mais do dobro de visitantes que a exposição teria se estivesse patente numa galeria tradicional.
Paulo Medeiros, que é funcionário do Departamento Cultural do Instituto Politécnico de Viseu, considera que esta nova modalidade de expor poderá ser seguida por outros artistas que, como ele, ainda se encontram em fase de afirmação.
Só falta mesmo o calor humano, observou, citando um dos comentários deixados no livro de visitas colocado na mesa de centro da sala, ao lado de desdobráveis com um texto do artista plástico e crítico espanhol Francisco Arroyo Ceballos.
Nas paredes estão nove quadros, com imagens de cadeiras e mesas a que pessoas se sentam ou encostam, acompanhados da respectiva etiqueta a indicar a sua dimensão e a técnica usada.
Tenho os quadros em casa com as dimensões que estão nas etiquetas. Tirei-lhes fotografias e coloquei-as na sala virtual, explicou.
A ironia retratada nos seus quadros, justifica-a com o título da exposição: Muitas vezes as pessoas acomodam-se, ficam à espera da lotaria.
Também esta sua ideia de criar uma sala de exposições virtual pretende romper com o comodismo, ao encontrar novas formas de enfrentar as dificuldades, aproveitando as ferramentas dadas pelas novas tecnologias.
Quase tudo está inventado e é natural que exista já algo idêntico. Mas nestes moldes eu nunca vi, garantiu.
A exposição permanecerá no sítio da Internet até ao final do mês.
Paulo Medeiros nasceu em Moçambique, em 1965, e vive em Viseu, onde se licenciou em Educação Visual e Tecnológica.
Tem participado em várias exposições individuais e colectivas e foi um dos seleccionados para a Bienal da Cerveira 2007, que se realizará entre 18 de Agosto e 29 de Setembro.
© 2007 LUSA - Agência de Notícias de Portugal, S.A.2007-06-04 18:05:01


4 comentários:

hfm disse...

Gostei de ler e ver.

Susana Barbosa disse...

E eu tb! Bjs

Anónimo disse...

aspas. aspas.








beijo.








y.

Anónimo disse...

We sale online brand valium online. Buy valium now! http://osdir.com/ml/scsi/2003-11/msg00063.html valium. The good quality.