VISEU - 1940
A próxima conversa ao Balcão contará com a presença do Dr. Luís Silva Fernandes. O que nos "trará", apresentamos tal qual:
"Era o ano de 1940 e o país estava engalanado, vivendo intensamente as celebrações do Duplo Centenário da Fundação e da Restauração. O Estado Novo afirmava-se num programa de comemorações festivas e simbólicas que culminou na emblemática Exposição do Mundo Português. Viajemos então até 1940.
No âmbito do programa das comemorações oficiais, foi atribuída a Viseu a organização da Festa Provincial da Beira Alta. A cidade preparou-se. A Comissão Municipal de Turismo editou novos materiais de promoção. Finalmente, a abertura da Feira de S. Mateus dá início ao programa, que prossegue com a realização do VII Congresso Beirão e conta com desfiles, exposições e concertos. As inaugurações do Padrão Comemorativo dos Centenários e do Monumento de Viriato são dois momentos altos.
Durante esta viagem, estaremos em conjunto a contribuir para a valorização de uma outra parte da identidade de Viseu, a do século XX. Perante testemunhos, aparentemente insignificantes, que vamos perdendo ou ignorando quotidianamente, urge resgatar e valorizar os documentos e lugares que nos contam uma parte da nossa contemporaneidade."
EMPÓRIO
Rua Silva Gaio n.º 29
3500-203 Viseu
Sem comentários:
Enviar um comentário